Srila Bhaktivedanta Vana Goswami Maharaja descreve Srila Madhvacarya.


 
  
   O acarya da Sri Brahma-sampradaya é SRI MADHVACARYA. O acarya original dessa sampradaya é Brahma-ji.

    Madhvacarya é uma encarnação de Bhimadev [um dos cinco pândavas], da deidade que preside o ar [Vayu-devata], e de Hanuman. Ele é um acarya muito poderoso. E a filosofia que ele predicava era o dualismo ou dvaita-vada.

Sri Madhvacarya
    Para começar ele falou sobre cinco diferenças entre Brahman [o Supremo], jiva [a entidade  viva] e a matéria [1.diferença entre a Verdade Absoluta e a alma jiva; 2.entre a Verdade Absoluta e a matéria3.entre a matéria inerte (jara) e a jiva;  4.entre jiva e jiva; e 5.entre matéria e matéria]. Esta filosofia se chama Panca-bhedha (as cinco diferenças).

   Madhvacarya também escreveu um comentário ao vedanta-sutra chamado Madhva-bhashya e  os comentários, bhrihad-bhasya e anu-bhasya. Para uma sampradaya [escola] ser reconhecida como fidedigna, ela precisa de um comentário sobre o vedanta-sutra. Por isso que Madhvacarya escreveu esses três comentários sobre o vedanta-sutra. Não é fácil de entender o vedanta-sutra.

BALA-GOPAL
   Madhvacarya fundou quatro ashramas. Em cada ashrama ele deixou dois sannyasis, onde eles adoravam Bala-Gopal, a forma de Krsna segurando um bastão de bater iogurte.

   Na sampradaya de Madhvacarya, houve a manifestação de gopi-bhava [sentimento espiritual no humor das gopis]. Na verdade, a razão principal de Mahaprabhu ter aceitado a Madhva-sampradaya, é por causa disto, por causa da presença do humor de gopi-bhava nesta sampradaya. O humor de Mahaprabhu é o mais elevado, por isto ele aceitou a Brahma-madhva-sampradaya.

   Madhvacarya explicou diretamente a filosofia do dualismo, de Brahman e Brahman-shakti. Naquela época, os impersonalistas, os advaitavadis (mayavadis), eram muito poderosos. Eles pregavam a filosofia de que só existia o Brahman e não existia outra coisa. Que não existe diferença entre a alma [jiva] e Brahman [Deus]. Mas Madhvacarya levantava os dois dedos e declarava: “Não”. Existe Brahman, Deus, mas existe brahman-shakti, a potência de Deus. Mas não há diferença entre a potência [sakti] e quem possui a potência [saktiman]. Logo, não existe diferença entre Krsna [saktiman] e suas potências [sakti].

  Madhvacarya, com a filosofia do dualismo dvaita-vada explica tudo isto muito bem, através das cinco diferenças panca-bedha

  A maior ênfase que Madhvacarya dá em sua filosofia é este ponto do dualismo, a diferença entre Deus e as suas potências [Brahman e Brahman-shakti ]. Porque os impersonalistas, advaitavadis, acreditam que existe somente uma Verdade Absoluta, Deus, mas esta Verdade não possui potência. A filosofia do dualismo de Madhvacarya dá muita ênfase nisto, no dualismo.  Deus [Brahman] e a potência de Deus [ Braman-shakti].

Explicação de Srila Bhaktivedanta Vana Goswami Maharaja.