Qual a diferença entre uma alma e outra?


  Algumas almas estão no modo da ignorância [tamo-gunis], outras estão no modo da bondade [sattva-gunis] e outras no modo da paixão [raja-gunis].

   Mesmo quando as almas estão liberadas, existem diferenças entre elas. Mesmo liberadas, existem almas que irão adorar Deu no humor de dasya-bhava [servidão], outras irão adorar Deus em madhurya-bhava [conjugal] e outras irão adorar em sakhya-bhava [amizade] e vatsalya [parental].

  Existem diferenças tanto quando as almas estão no estado condicionado e quanto no estado liberado. No estado condicionado existem diferenças entre nossos corpos, como a diferença entre o corpo de um homem e o de uma mulher.

  No estado liberado, também existem diferenças entre os corpos. Por exemplo, aqueles devotos que estão na rasa, no relacionamento com Krsna em dasya, sakhya, vatsalya; eles vão ter um corpo masculino, mas quem está no humor conjugal com Krsna [madhurya], terá um corpo feminino.

  Srila Bhaktivinoda Thakur explica no seu livro Jaiva-Dharma, que aquelas almas que servem a Krsna sob a orientação de mãe Yasoda, também possuem um corpo feminino, como por exemplo, Putana. Putana tentou matar Krsna, mas Krsna  libertou-a e ela serve a Krsna sob a orientação de Mãe Yasoda.


  As almas que servem no humor conjugal recebem sempre um corpo feminino, como por exemplo, as gopis e as manjaris.


 Explicação de Srila Bhaktivedanta Vana Maharaja, proferido no dia 26 de janeiro de 2018, em ILHABELA/SP.