Srinivasa Acharya: o pioneiro da distribuição de livros vaisnavas.




Srinivasa Acharya
 Chaitanya Das (pai de Srinivas) e sua querida esposa foram encontrar Sri Chaitanya Mahaprabhu em Jagannath Puri. “Em breve tua esposa irá dar a luz a um filho chamado ‘Srinivasa’,” disse o Senhor Chaitanya, “e através de Srinivasa todos os bhakti shastras de Rupa e Sanatana serão distribuídos”.

 Quando seu pai deixou este mundo, Srinivasa visitou os associados do Senhor Gauranga que restavam em Katva, Navadvipa e Jagannatha Puri. Eles abençoaram Srinivasa e lhe deram valiosas instruções para seu avanço espiritual. Vendo sua absorção em Gauranga prema, eles sabiam que ele era “uma encarnação de Gaura-shakti, a energia de Sri Gauranga Mahaprabhu”.

Gopala Bhatta Goswami 
 
  Ele veio para Vrindavana, excursionou pelas doze florestas, e tomou diksha de Gopala Bhatta Goswami. Sri Jiva Goswami ensinou-lhe a completa filosofia do Gaudiya Vaisnavismo. Reconhecendo sua vasta erudição, Sri jiva deu a Srinivasa o título de “Acharya.”
   Aceitando a ordem de Sri Jiva, Srinivasa e seus dois amigos Shyamananda Prabhu e Narottama Dasa Thakura foram os precursores do primeiro grupo da transcendental distribuição de livros.
Sri Jiva Goswami
Sri Narothama, Srinivasa e Shyamananda 

  Além de suas atividades externas de pregar e escrever, Srinivasa Acharya praticava intenso raganuga bhajana [ a adoração interna espontânea a Radha e Krishna baseada no humor e sentimentos dos eternos residentes de Sri Vrindavana dhama, tais como as gopis.] Enquanto fazia manasi seva (serviço a Radha-Krishna dentro da mente na sua forma espiritual) ele frequentemente trazia de volta destas meditações uma parafernália tangível, ao retornar à consciência externa.

   Uma vez Srinivasa sentou o Senhor Gauranga num trono cravejado de joias, dentro de sua mente. Então ele adorou o Senhor com um abano (chamara) com cabo de ouro e cinco guirlandas de flores. Satisfeito com o serviço dele, Gauranga ofereceu uma guirlanda de volta para Srinivasa, que então imediatamente acordou e saiu da meditação. Um Srinivasa surpreso encontrou a mais doce guirlanda de flores que jamais havia cheirado pendurada ao redor de seu pescoço, quando retornou à consciência externa.

Holi-lila 

 De outra feita, Srinivasa estava em seu siddha svarupa como Mani-manjari contemplando Srimati Radharani, Sri Krishna e as gopis no Holi-lila (jogando alegremente pós coloridos e tintas uns nos outros). As gopis falaram para Mani-manjari providenciar as tintas para Srimati Radharani e ficar do lado delas em sua “guerra” contra Shyama Krsna. A terra tremeu por causa da furiosa batalha deles. A meditação de Srinivasa abruptamente se rompeu. Seu corpo estava completamente coberto dos pés à cabeça com pós coloridos fragrantes nas cores do arco-íris, oriundos do mundo espiritual.

Junto com seu discípulo Ramachandra Kaviraj ocorre o seguinte passatempo:

Radharani e as manjaris
 
 Ramachandra sentou-se perto de seu Gurudeva e começou a meditar. Logo ele se tornou completamente imerso em Vraja lila e viu-se em seu svarupa como "Karuna-manjari". 

  "Karuna manjari" encontrou-se no meio de um bosque de árvores e videiras em flor, e ouviu os sons das sakhis de Radharani rindo com Krishna.  Seguindo os sons de suas risadas, ela abriu caminho para o banco do Sri Radhakunda.  Lá viu duas ou três manjaris que ficavam longe de Radha/Krishna e das sakhis, olhando com angústia para a água do kunda. Uma delas explicou: "Radharani perdeu seu anel do nariz favorito durante o jada-keli [brincadeira na água ]  Veja, sua sakhi está procurando por isso agora." 

 Karuna-manjari viu seu guru-rupa-sakhi, Mani Manjari (Srinivas Acharya Thakur) mergulhando de novo e de novo nas águas do Radhakunda em busca do anel do nariz perdido.  Karuna-manjari mergulhou na água e juntou-se à procura. Dentro de meia hora, encontrou o anel do nariz de Radharani e entregou-o a Mani Manjari.  Mani Manjari estava feliz por ele (o anel) ter sido finalmente encontrado. Ela deu o anel para Rupa Manjari, que o colocou no nariz de Radharani. 

  Rupa Manjari said to Mani-manjari, “Radharani is so pleased with your seva, she secretly gave me her chewed tambul for you. Rupa Manjari disse a Mani-manjari: "Radharani está tão satisfeita com seu serviço, que  ela secretamente me deu seu tambula mastigado para você. Take it.” Mani-manjari took a little of Radharani's prasadi tambul and gave the rest to Karuna-manjari. Pegue-o". Mani-manjari tomou um pouco da prasada tambula de Radharani e deu o resto a Karuna-manjari. Now that the nose ring was found, both Srinivasacharya and Ramachandra Kaviraj returned to external consciousness. Agora que o anel do nariz foi encontrado, tanto Srinivas Acharya quanto Ramachandra Kaviraj retornaram à consciência externa.

Samadhi de Srinivasa 
O samadhi de Srinivasa Acharya fica na Área de samadhis do Dhira Samira (Vrndavana).

Esta história é descrita no Bhakti Ratnakara, de Narahari Chakraborty Thakur.