Relato do dia do desaparecimento transcendental de Srila Bhakti Rakshaka Sridhar Dev-Goswami Maharaj.

   
Sri Srimad Bhakti Raksaka Sridhara Deva Gosvami Maharaja

  Desapareceu em 12 de agosto de 1988, em amavasya-tithi às 05h48min da manhã, a principal personalidade, querido associado e seguidor de Nitya-lila Pravista Prabhupada 108 Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Thakura que pregava as instruções devocionais puras de Sri Sri Gauranga Mahaprabhu em todo o mundo,Sri Srimad Bhakti Raksaka Sridhara Deva Gosvami Maharaja, o principal acarya do Sri Caitanya Sarasvata Matha, situado em Kolarganj em Sridhama Navadvipa. Aos 93 anos, entrou nos eternos passatempos de Sri Sri Radha Govinda-sundara em meio a um maha-sankirtana de intensa separação realizada por seus próprios associados e devotos.

    
  Antes disso, a partir de cinco de agosto ele refugiou-se em mauna-mudra (abstendo-se da fala) e dedicou completamente sua mente aos pés de lótus de Seus adoráveis Sri Sri Guru-Gaura-Radha-Govindasundara, aceitando a última etapa de deixar seu corpo. A maneira pela qual seus servos dos países orientais e ocidentais se dedicaram fervorosamente a servir seu corpo santo dia e noite é inconcebível de entender e muito exemplar. 

 Seguindo os ideais do serviço realizado por Sri Srila Isvara Puripada durante os passatempos de desaparecimento de Sri Srila Madhavendra Puripada, alguns meninos pertencentes à Gaudadesa, especialmente um menino chamado Tapana, serviram muito misticamente seu guru com plena rendição de corpo, mente e palavras.

Srila Sridhar e Srila Puri Maharaj

    Quatro dias antes do dia do desaparecimento de Pujyapada Maharaja na segunda-feira, 8 de agosto, por disposição divina, Srimad Bhakti Pramoda Puri Maharaja chegou a Sri Caitanya Sarasvata Math para ter darsana de Pujyapada Maharaja e ficou lá até o momento do seu desaparecimento. De vez em quando, ele honrou a boa fortuna de uma estreita associação com os pés de lótus de Pujyapada Maharaja e teve a oportunidade de fazer algum serviço para ele.

Srila Sridhar e Srila Govinda Maharaj
   Depois de seu passatempo de desaparecimento ter ocorrido, ele foi tirado do quarto no segundo andar, acompanhado de sankirtana para o pátio do templo de suas divindades Sri Sri Guru-Gauranga-sundara-Radha-Govinda-Sundara Jiu. Após as 11h41min, nós o levamos para o lado norte do pátio do templo sob a árvore de Tulasi e banhamos seu corpo com água de Ganges e, depois de tomar banho, aplicamos ghee em seu corpo, realizamos maha-snana com a recitação de mantras e vestindo-o com pano novo; tilaka foi aplicado em seu corpo, juntamente com a escrita do samadhi mantra, com base nos rituais detalhados em Samskara-dipika. 

    Em seguida, no lado norte do templo em uma cavidade de sete pés no chão, sentado de frente para o leste um maha-puja foi realizado com sodasopacara (a oferta de dezesseis itens), oferecendo mahaprasada, arati, uma oferta de guirlandas prasadi e óleo de sândalo. Com maha-sankirtana e em meio aos sons altos de 'Jaya', o samadhi foi realizado com sal e terra.

Seu samadhi

    Todas essas atividades cerimoniais foram realizadas sob a orientação sacerdotal do Srimad Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja. Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj Maharaj,seu amado servo, escreveu o samadhi mantra de Pujyapada Maharaja e durante esse tempo também cantou Sri Rupa-manjari-pada e outras canções que eram caras para Maharaja. De quase todas as mathas da cidade de Navadvipa e Mayapura, vaisnavas vieram oferecer guirlandas para Pujyapada Maharaja. No momento em que os rituais e a cerimônia samadhi foram concluídos, passavam de uma hora da tarde. 

Seu samadhi: Templo da União na Separação.

  No templo sagrado do Senhor, quando o puja, a oferta de bhoga e arati tinham terminados, os devotos reunidos foram recebidos com maha-prasada. Srimad Puri Maharaja, juntamente com Sriman Dayala-Krsna e Gopinatha Dasa Brahmacari, ficou naquele dia no Kolerganj Matha e depois de passar ali aquela noite, na manhã seguinte, eles voltaram para a Gopinatha Gaudiya Matha, situado em Sridhama Mayapura.