Como Shri Radha comemora seu aniversário?


   
 Dois dias antes de Radhashtami, em shashti (o sexto dia da brilhante metade de Bhadra), o pai de Radha, Vrishabhanu, envia um convite ao pai de Krishna, Nanda Maharaj, em Nandishwar Parvat, a colina em Nandgaon, sobre a qual o palácio de Nanda está situado.  Através deste convite, ele pede a Nanda Baba que venha e comemore o aniversário de Shri Radha.  Shridam, o irmão mais velho de Radha, e Rishikanya entregam o convite.

   No dia seguinte, depois de realizar sua rotina matinal, Nanda Maharaj e toda a sua comitiva, incluindo o querido Shri Krishna, vêm a Vrishabhanupur (Barsana). Eles viajam a pé, em carrinhos de boi e em palanquins.  Sua procissão é acompanhada por instrumentos musicais, e ouvindo o som, Vrishabhanu Baba e seus irmãos, juntamente com a mãe de Radha, Kirtida e suas cunhadas, saem para cumprimentá-los.

   Eles mostram aos convidados seus aposentos e tomam uma refeição com eles. Radha e outras gopis proeminentes (yutheshwaris) cozinham arroz, legumes, puris, ksheera e muitos outros pratos deliciosos, e o pujari oferece tudo para o Senhor Narayana, a deidade de Vrishabhanu Baba. Depois que o pujari coloca a deidade para descansar, Shridam providencia a prasada para ser servida no pátio do palácio.  Radha começa a brigar com aquelas gopis ( yutheshwaris ) sobre quem deve servir primeiro.  Fazendo um show de zangada Shyama Sakhi diz a Radha: "É a festa do seu pai!  O que é para nós? Você pode servir primeiro ou não, faca o que quiser!” Ao ouvir essa discussão amorosa, Kirtida Maiya decide que cada sakhi sirva um numero de convidados.

    Depois de comer cheong paan (envoltórios de folha de betel - um digestivo) e lavando a boca, todos se deitam nos seus quartos de hóspedes.Com o pretexto de escolher flores, Radha então vai para Vilas Kund, que está situada a oeste de Barsana, onde ela se encontra secretamente com Shri Krishna. Após uma breve reunião, eles retornam aos seus próprios quartos.  Então, Radha cozinha alguma coisa e leva no seu habitual encontro de meio dia com Krishna em Shri Radhakunda.


   Na manhã de Radhashtami, depois de completar sua rotina matinal, todos se reúnem para testemunhar o Abhishek de Radha (cerimônia de banho).Radha usa roupas finas e brancas, juntamente com todos os seus ornamentos habituais para o abhishek. Os músicos começam a tocar seus instrumentos como a veena, upanga, pakhawaj, mridang, dundubhi, bheri e dholak, e as criadas entram, trazendo toda a parafernália para a cerimônia de banho com eles.

   Paurnamasi Devi canta os mantras e Gargi, filha do sábio Garg, começa o abhishek. Primeiro, ela derrama mahaushadhi - água - que contém muitas ervas auspiciosas - sobre os maravilhosos membros de Radha. Em seguida o panca-gavya - cinco produtos da vaca, a saber, leite, iogurte, ghee, govar e go mutra. Finalmente, ela a banha com água de uma concha e um sahasradhara (um aparelho que cria um efeito parecido com o chuveiro).

   As criadas secaram Radha com suaves toalhas brancas e a ungi com óleos perfumados e chatuḥ-sama (uma mistura de pasta de sândalo, vermelhão, cânfora e almíscar). Então elas a levam a um shringaar vedi (um estrado onde ela será vestida e ornamentada).  Lá a vestiram com um sari azul esplêndido e a decoram com ornamentos cintilantes.

  Gargi adora a Radha com erva durva e trigo na mão, e Paurnamasi oferece suas bênçãos.  Depois de uma criada ter oferecido aarti a Radha, a mãe Yashoda a abençoa e apresenta-lhe um novo colar, roupas e joias.  Ela também dá presentes semelhantes as yutheshwaris. Em seguida Radha dá vacas ornamentadas em caridade. Vrishabhanu também dá milhares de vacas e bezerros. Radha então reverencia seus superiores.

   Depois disso, Shri Krishna e seus amigos tomam um lanche e Radha e suas amigas, juntamente com as yutheshwaris, também comem. Radha tira seus ornamentos e cozinha sua festa de aniversário com Rohini Mata - arroz doce, salgados, arroz e vegetais.  Centenas de brâmanes estão preparando outra festa para todos os aldeões lá fora.

   Yashoda Maiya diz a sua amiga Kirtida: "Sakhi!  Seu coração é tão duro! 
Você faz Radha, que é tão terna quanto uma flor de raintree, cozinhar tanto! Você não tem amor ou carinho! Apenas veja quanto calor ela sente fazendo esse trabalho duro em seu próprio aniversário!”

    Mãe Kirtida responde: "Porque Radha recebeu a bênção de que tudo o que ela cozinhar seria mais delicioso do que a ambrosia divina. Meu marido queria que Nanda Maharaj e toda a família saboreassem esse néctar.  É por isso que Radha está cozinhando nesta ocasião especial!  Ó Rainha de Braj! Apenas veja quão maravilhosa serão suas preparações!”

   Rohini mostra Yashoda todas as preparações que Radha fez.  Radha se inclina para os pés de lótus de Yashoda Maiya e Yashoda a abençoa, dizendo:Seus preparativos enchem meus olhos com a forma e o nariz com a fragrância! "

    Então, Lalita e Shyamala vêm e oferecem suas reverências aos pés de lótus da mãe Yashoda que também as abençoa carinhosamente. Rohini Mata then says: Rohini Mata diz então: "O Krishna-Janani, mãe de Krishna!  Radha é como topázio amarelo e Shri Krishna é uma safira!  Eles são como um par de colares para o Braj Lakshmi (Braj Bhoomi concebido como uma deusa)!” O nariz de Radha se contrai ligeiramente quando ela ouve isso. Quando Lalita e as outras sakhis veem isso, ficam repletas de felicidade.

  

Yashoda então ordena algumas criadas para preparar a oferendas para a deidade e para ventilar Radha e remover sua fadiga. Após a oferenda, o pujari coloca as deidades para descansar. Em seguida todos mudam de roupa e seguem para Bhanukhor, a lagoa que fica a leste de Barsana, para jogar Dadhi-kada (um jogo onde atiram manteiga, iogurte e outros produtos lácteos um no outro) e salpicar um ao outro com água de diferentes cantos do Khor (um ghat (lugar de banho) que possui um local reservado para homens, um para mulheres, um para meninas e outro para meninos.

    Depois disso, Vrishnabhanu Maharaj e Kirtida Maharani presenteiam todas as damas e senhores com roupas e ornamentos.Vrishabhanu Maharaj primeiro suntuosamente alimenta todos os brâmanes e depois todas as outras pessoas, em um grande pátio.  Todos comem em êxtase supremo. Depois mascam paan e descansam em suas casas individuais.

   Nas câmaras internas do palácio, Kirtida e a mãe Yashoda também alimentam todas as damas, após as quais elas também descansam em seus aposentos individuais. Então, Vrishabhanu Maharaj dá generosamente roupas, ornamentos e dakshina (doações monetárias).


    Depois de descansar um pouco, Radha vai escolher flores com suas amigas no Vilas Kund, a oeste de Barsana. Ao sair, as sakhis dão um sinal a Shri Krishna através da janela. Shri Krishna então se junta a elas em Vilas Kund, realizando seus passatempos românticos com Radha, e então todos retornam aos seus próprios quartos para descansar um pouco.

   Depois disso, ocorre os passatempos de Radha de cozinhar para o deus do sol (Surya Dev).  À noite elas dançam a rasa e se reclinam no kunj de Vishakha Sakhi, porque também é seu aniversário neste dia.


Relato de Siddha Krishna Das Babaji.