Como a alma se origina?


Srila Bhaktivedanta Madhava Maharaja
 
em 30/04/2013:


 A alma se origina de quatro maneiras: 

 O primeiro tipo são os companheiros de Sri Krsna em Vraja que vieram de Baladeva. Em especial os sakas que são manifestações corpóreas de Baladeva Prabhu. Mas as sakis, companheiras eternas de Srimati Radhika, elas são manifestações corpóreas de Srimati Radhika ,chamadas de tay deva swarupa. 

 O segundo tipo vem de Mula sankarshana que são os associados em Matura e Dvaraka, associados de Dvarakadisa Krsna. Mula sankarsana é uma manifestação de Baladeva prabu. Srila Gurudeva disse: Vraja, Dvaraka e Mahtura não são iguais. Vraja é cheia de madurya rasa, portanto os vraja parikaras vieram de Baladeva prabu, e os parikaras de Dvaraka e Mahtura vieram de mula sankarsana. 

 O terceiro tipo vem de Maha Sankarsana. Quem veio de Maha Sankarsana? Os associados eternos dos planetas Vaikunta. Vaikunta tem muitíssimas seções. A seção de Matsya, Varaha, Kurma, Nrisinhadeva, o Senhor Rama, todos nas diferentes seções de Vaikunta. Até mesmo Dvaraka, Mahtura, Braja, Vrindavana estão todos em Vaikunta, mas em seções cada vez mais profundas. Então os eternos associados de lá vem de Maha Sankarsana. 

 Depois destes, a quarta origem das almas viventes é Karunodakasaya visnu, como eu. As almas que vem de Karunodakasaya visnu são de dois tipos: uma delas ao se manifestar teve a escolha de olhar para cima ou para baixo. Em cima tem a influência de Yogamaya devi e em baixo a influência de Mahamaya devi. Lá em baixo é brilhante, refulgente e atraente. A atração de Yogamaya é mais poderosa e muito mais brilhante que Mahamaya. Mahamaya é a sombra de Yogamaya para esse mundo material, ou a sombra de Srimati Radhika. Quando as almas se manifestaram, aquelas que olharam para baixo para este mundo material vieram para cá. E aquelas que olharam para cima de acordo com sua forma constitucional foram para os planetas Vaikunta. Algumas para Vaikunta outras para Ayodhya, Mahtura, Dvaraka, Vrndavana e assim por diante.