Como devemos chamar por Bhagavān (o Senhor Supremo)?

Śrī Gaurasundara

 
Nas palavras de Śrī Gaurasundara, se você quiser chamar o Senhor Supremo, Śrī Bhagavān, você deve se tornar mais humilde do que uma folha de grama. A menos que uma pessoa perceba quão insignificante ela é, ela não pode chamar alguém para ajudá-la. Quando oramos pela ajuda de outra pessoa, é porque nos sentimos impotentes e incapazes de realizar qualquer tarefa sozinhos.

 Ouvimos de Śrīla Gurudeva que Śrī Gaurasundara nos instruiu a chamar Bhagavān. Em outras palavras, devemos orar, buscando ajuda Dele. No entanto, quando clamo por Bhagavān, se meu plano é fazer dele meu servo ou se eu procurar Sua ajuda apenas para realizar alguma tarefa pessoal, então onde está a humildade no meu humor? Onde está o meu sentimento de ser mais insignificante do que uma folha de grama? 

   A humildade externa também não é tṛṇād api sunīca bhāva (a disposição de ser mais insignificante do que uma folha de grama); isso é simplesmente duplicidade.

  Se eu chamar o Senhor Supremo como se eu estivesse chamando um subordinado para me responder, então meu chamado não o alcançará. Isto é assim porque Ele é supremamente independente. Ele não é controlado por ninguém. A menos que alguém estabeleça sua autoconcepção em um humor de humildade altruísta, seu pedido não alcançará esse Senhor Supremo absolutamente independente.

 Se não possuímos a virtude da paciência quando chamamos, mesmo que chamemos a Ele com a maior humildade, também não será considerada uma chamada verdadeira. No entanto, se nos tornarmos plenamente confiantes de que ao chamar Bhagavān - que é a entidade Suprema - não teremos nenhuma falta, então não teremos impaciência. Mas se nos tornarmos gananciosos e impacientes e manifestarmos nossa inquietação enquanto abrigamos pensamentos de realizar nossa tarefa com nossa própria força e capacidade, então nossos apelos a Bhagavān não serão genuínos.


Resposta de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Goswami Prabhupada