Srila Jiva Gosvami.


   
Jiva Goswami Jiva Goswami Short Biography: Jiva Goswami (1513-1598) | You  have to be your own teacher. - Jiddu Krishnamurthy in 2019 | Krishna  images, Krishna, Bhakti yoga
Srila Jiva Goswami
 O sobrinho e discípulo de Srila Rupa Goswami foi um dos seis Goswamis de Vrndavana. [O pai de Srila Jiva Gosvami, Anupama, era o irmão de Srila Rupa Gosvami e de Srila Sanatana Gosvami] Quando era um garoto ele recebeu o darsana de Mahaprabhu quando Ele (Mahaprabhu) foi até a vila de Ramakeli. Sri Rupa Gosvami colocou Sri Jiva Gosvami aos pés de Mahaprabhu que, por Sua vez, colocou Suas mãos de lótus sobre a cabeça de Srila Jiva.

 Após o desaparecimento de Rupa Goswami e Sanatana Goswami, Srila Jiva Goswami se tornou o principal acarya da comunidade vaisnava. Foi o maior e mais prolífico acadêmico de sua época. Ele compôs meio milhão de versos em sânscrito sobre a ciência da devoção e das glórias de Krsna. Tinha olhos de lótus, um nariz e testa altos, peito largo, braços longos, e um radiante corpo dourado. (Veja o Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila 10.85).
 Em 1542, estabeleceu a adoração de Sri Sri Radha-Damodara no Seva Kunja, Vrindavana. Seu túmulo sagrado [samadhi] fica no complexo do templo. Sri Jiva Goswami é um associado íntimo [Vilasa Manjari] nos passatempos eternos de [nitya Vrindavana lila] Radha-Damodara.


George Harrison visitando o samadhi de Srila Jiva Goswami 

Sri Vilasa Manjari

 Na parte sudeste do kunja de Sri Visakha encontra-se o muito bonito Vilasanandada Kunja, onde Sri Vilasa Manjari permanece sempre como uma das sakhis de Sri Rupa Manjari. Ela tem a cor do corpo como o de uma flor Ketaki dourada, e seu vestido é a cor de um zangão. Sua natureza é vama-mrdvi [inflexível, mas de linguagem gentil], com a idade de 12 anos, 11 meses e 26 dias. No gaura-lila ela é conhecida como Sri Jiva Goswami.