Por que devemos cantar alto os santos nomes?

Certa vez, na vila de Harinadi, um brahmana arrogante, ao ver o grande santo Haridasa, dirigiu-lhe a palavra de forma ofensiva. Ele disse: “Por que você canta os santos nomes tão alto?” 



   Haridasa respondeu: “Ó brahmana, por favor, tente entender que quando qualquer entidade viva – seja ela um humano, um animal terrestre ou aquático, um inseto ou uma ave – ouve o santo nome sendo cantado por um devoto puro do Senhor, ela, ao deixar seu corpo, vai diretamente para Vaikuntha, o mundo espiritual. 

   No Srimad-Bhagavatam (10.34.17), o vidyadhara de nome Sudarshana ora: ‘Ó Senhor, quando Seu nome é cantado por um devoto que é puro, tendo sido purificado pelo contato com Seus pés de lótus, e esse santo nome é ouvido por alguma entidade viva, ele pode purificar imediatamente tanto quem o canta quanto quem o ouve’. Espécies inferiores, como os animais terrestres, as aves e os insetos e vermes, não têm habilidade para cantar o nome do Senhor. Todavia, simplesmente por ouvirem o santo nome de Hari, elas podem se liberar. Por meio do cantar silencioso do nome do Senhor Krishna com japa, a pessoa libera a si mesma. Contudo, uma pessoa que canta o nome do Senhor em voz alta, em sankirtana, liberta todos aqueles que ouvirem. 

  Por essa razão, por beneficiar a todos, as escrituras estabelecem que o cantar do nome do Senhor em voz alta é mil vezes melhor.”

Excertos do capítulo 16 do adi-khanda da obra Chaitanya-bhagavata de Srila Vrindavana Dasa Thakura.