O sannyasa de Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja.


   
Sri Vinoda-Bihari Brahmacari, primeiro entre os discípulos de Srila Prabhupada, mais tarde se tornou bem conhecido pelo nome OM Visnupada Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja. Porque ele tinha uma compleição dourada, sua mãe e todas as senhoras locais deram-lhe o apelido de Jonah (vagalume).
  Assim como um leão (Kesari) é suave com seus filhotes e feroz com os que podem prejudicá-los, ele era carinhoso com aqueles que sinceramente aspiravam a Verdade e rugia como um leão quando alguma filosofia errônea ameaçava a sua passagem segura para o mundo espiritual.

Iniciação de sannyasa

  Em 1941, Srila Vinodabihari Brahmacari Kritiratna Prabhu (chamado de Vinod por seu Gurudeva) ou Srila Kritiratnaque significa "aquele cujo cada ato e realização são uma joia”, estava dormindo quando durante a última parte da noite, ele sonhou que Srila Prabhupada (Srila Bhaktisiddhanta) colocou a mão em seu ombro direito, e falou com ele em voz grave, dizendo: "Até agora você não tomou  sannyasa. Hoje eu estou dando sannyasa a você". Em seu sonho, a cerimônia de sannyasa completa ocorreu, e quando a cerimônia acabou Srila Prabhupada instruiu Srimad Bhaktisaranga Goswami Maharaja para chamar "Sri Kesava Maharaja ki jaya!"  O Jaya-Dhvani (som) era tão alto que Kritiratna Prabhu acordou.  Ele falou a seus irmãos espirituais superiores sobre o sonho e eles ficaram felizes por voltar a encontrar 'Kesava' entre os 108 nomes sannyasa.

  Kritiratna Prabhu levou este assunto muito a sério e prometeu aceitar sannyasa no próximo dia santo de Bhadra Purnima em Katva, onde Sriman Mahaprabhu aceitou sannyasa. 

  Assim, no Purnima Sri Vinodabihari Brahmacari aceitou sannyasa em Katva, pelo método pancaratric de Samskaradipika, do querido discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada, Srila Bhaktiraksaka Sridhara Gosvami, o transcendental escritor, poeta e filósofo.

 
Srila Sridhara Maharaja

 Seu sannyasa-nome foi anunciado para ser Tridandisvami Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja. Pujyapada Srimad Bhaktibhudeva Srauti Maharaja exerceu as funções sacerdotais da cerimônia e instruiu os brahmacaris como colocar a kaupina e o pano exterior. Srila Sridhara Maharaja recitou o sannyasa-mantra.  Assim, a vestimenta de sannyasa e nome de sannyasa dado por Srila Prabhupada no sonho tornou-se uma completa realidade.

 Ele estabeleceu o Sri Kesavaji Gaudiya Math em 13 de dezembro de 1954. 
O antigo Kesavaji Gaudiya Matha de 1954