Lembrar dos passatempos de Krishna está na categoria da imaginação?


Srila Bhakti Rakshaka Sridhara Gosvami MaharajaIsso vai depender da categoria de realização do devoto. Quando eu estava tentando me juntar a Gaudiya Math, no dia da Janmastami eu assisti a muitas palestras dos sannyasis. Foi-me dito, pelo menos eu ouvi, repetidamente, o que é Janma? É o nascimento do aja, os nascituros, e eles disseram que hoje à meia-noite, Krishna vai nascer no coração dos devotos suddha-sattva (puros).

 Todos foram embora e eu levei meu assento para perto da porta de Prabhupada (Srila Bhaktisidhanta). Havia apenas um quarto no segundo andar, e lá Prabhupada costumava viver. Na escuridão, eu estava sentado bem perto da porta de Prabhupada. Krishna vai nascer aqui em seu coração, como eu ouvi. No coração do devoto, Krishna tomará Seu nascimento nessa noite. Então eu me sentei lá e comecei a pensar que Krishna está nascendo. Krishna está vindo. Com esta atitude, passei o tempo todo.
 Então, um senhor veio e disse: "O que está fazendo aqui?" "Por que você está aqui?" Eu não era um membro da Matha naquele tempo, eu tinha vindo de fora. Eu disse que eu sou assim, que eu vim de fora, e ele perguntou: "Por que você está aqui, o que você está fazendo neste lugar?" "Eu estou sentado e pensando no nascimento de Krishna." Ele disse que "Ninguém está aqui no momento, você pode vir novamente quando o Bhagavata for explicado, haverá uma aula e então você pode vir”.

 Eu tinha que descer e voltar novamente mais tarde. Krishna é eterno, Seus passatempos também são eternos e a todo momento eles estão ocorrendo.

 Assim, no coração do devoto, quando ele é atraído para uma lila particular, então o que está acontecendo é a realidade. Cada lila é a realidade. E o que é imaginação? No caso de imaginação é que é a questão do adhikara (a sua qualificação). Aquele que não chegou no estágio de suddha-sattva, é imaginação no seu caso.