Lalita Sasti: Aparecimento de Lalita-sakhi.


Srimati Lalita-devi e Srimati Radhika
   Lalita-devi nasceu na aldeia de Karehla e, mais tarde, seu pai a levou para Uccagaon, o lugar de seus passatempos (lila-sthali).

  Ainda há muitas evidências de seus passatempos ali, como uma rocha que contém as marcas de seus pés de lótus e alguns pequenos utensílios que ela usava quando juntamente com outras sakhis alimentavam Krsna lá. 
  Todas as sakhis de Srimati Radhika costumavam brincar com Krsna e Lalita em Uccagaon. Na colina há uma rocha escorregadia que mostra um passatempo específico onde foi encenada uma arena de casamento. Lá, as gopis arranjaram um tipo especial de casamento entre Lalita e Krsna. Isso não deve ser entendido como um casamento real, mas sim uma brincadeira de casamento, como o casamento que já foi encenado entre Srimati Radhika e Krsna.
Lalita e Krsna

 Lalita é vinte e sete dias mais velha do que Radharani [ (de acordo com o cálculo tithi (“dia lunar”), o dia do aparecimento de Lalita devi cai um dia antes do aparecimento de Srimati Radhika]. Ela geralmente tem o mesmo estado de espírito amoroso para Radha e Krishna, no entanto, ela é mais inclinada para a Srimati Radhika. 
  Uma de suas qualidades é que ela tem alguma mentalidade de controle. Seu coração é tão doce que ela atrai o coração de todos os outros, mas ao mesmo tempo ela é pragalbha, o que significa que ela pode falar palavras duras, e pode assim, controlar tanto Radha como Krishna. Lalita é o siksa-guru de todas as gopis no grupo de Radhika, e também de Radhika.
 Srila Rupa Gosvami escreve: “Lalita-devi às vezes castiga Radhika, dizendo: ‘Oh Kalankini, Oh libidinosa. Não se torne submissa a Krsna’”. 

   A vida e alma de Lalita-devi é Srimati Radhika e Krsna.

Lalita-Kunda
Lalita- Kunda
 No Seva-kunja, encontramos também o Lalita Kunda. Quando Lalita teve sede durante a dança da rasa, Krsna manifestou este bela kunda, cavando-o com sua flauta. Lalita e as sakhis beberam uma água doce e fresca do kunda, e refrescaram-se. Há uma árvore keli-kadamba nas proximidades, na qual cada entrelaçado da árvore se projeta para fora, se assemelhando a um Salagrama redonda.
 
Templo de Lalita

Palavras de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja


 “Eu ofereço meus respeitos à charmosa e virtuosa Lalita-devi. Se Lalita se encontra com qualquer pessoa em Vraja e percebe que essa pessoa é favorável à Srimati Radharani, ela imediatamente pede a Radharani para aceitar essa pessoa em seu grupo. Radharani obedece Lalita e realiza os desejos de tal pessoa sortuda.” (Lalita-pranama Stotra 7)

 Em goura-lila Lalita-devi  é Svarupa-Damodara.