Bahulastami.


 

 Certa vez, a vaca Bahula estava pastando pacificamente, quando um tigre a atacou. Bahula pediu ao tigre que permitisse que ela voltasse para seu bezerro, alimentá-lo e se despedir antes que ele fizesse uma refeição dela. Concordando com sua proposta, o tigre esperou seu retorno. Enquanto isso, a vaca foi até seu mestre, um brahmana, e juntamente com seu bezerro  contou a eles o que havia acontecido.

 

 Quando eles ouviram sua história lamentável, eles se ofereceram para ir em seu lugar como a refeição do tigre. Bahula recusou sua oferta altruísta, mas no final todos os três – vaca, bezerro e brahmana – voltaram para se oferecer ao tigre, que ficou encantado com essa reviravolta extremamente favorável dos acontecimentos.

 


 Enquanto o tigre contemplava qual vítima comer primeiro; quem apareceu primeiro senão o Senhor Krishna, a Deidade que preside o Dharma e o guardião de toda a residência de Vraja. Segurando Seu chakra em uma mão, Krishna garantiu ao tigre fama eterna se ele mostrasse clemência à vaca e seus parentes por sua conduta honesta e honrosa. O tigre liberou Bahula de sua promessa, e o bezerro e o brahmana se regozijaram por sua mãe ter sido poupada e se sentiram abençoados pela intervenção misericordiosa de Krishna.


Bahulavan

Bahulavan

 Estando tão satisfeito com a veracidade e integridade de Bahula, Krishna deu o nome dela à floresta – Bahulavan – e a abençoou para se tornar Sua consorte. Assim, em seu próximo nascimento, Bahula se tornou uma das esposas de Krishna. Este dia também recebeu o nome dela – Bahulastami  [oitavo dia da lua minguante no mês de Karttika]. Bahulavan é considerado por alguns Vaisnavas como a floresta mais sagrada de todas, pois inclui o lugar mais sagrado de todos – Sri Radha Kunda. 



 
 O lago Radha-kunda fica em Bahulavana, em um vilarejo chamado Arista Gaon. Um grande grupo de pessoas toma banho no Sri Radha-kunda, considerado o local mais sagrado ou elevado de bhajana. Os dois kundas (Syama e Radha) manifestaram-se à meia-noite ( 8º dia da lua escura) no mês de Kartika. 

 No Sri Radha-kunda, Sri Radha-Krsna Yugala realizam Seus passatempos do meio-dia (madhyahnik lila-vilasa). Aqui, eles realizam uma variedade de passatempos amorosos livremente e sem qualquer obstrução. Isso não é possível em nenhum outro lugar. Portanto, Radha-kunda é considerado o lugar mais elevado de bhajana.