A celebração do Nandotsava.


    Nandotsava é uma ocasião muito afortunada, porque após o nascimento de Krishna, Maharaja Nanda, Seu pai, celebrou um utsava, uma cerimônia, e este dia se chama Nandotsava. Nanda Maharaja era um pouco idoso quando Krishna nasceu, e alguns de seus amigos foram congratulá-lo: “Meu querido amigo, obtiveste um filho em tua idade avançada”, e Nanda Maharaja disse aos amigos: “Como vocês podem dizer que sou idoso? Um homem idoso não pode gerar um filho, logo sou jovem”. 

   Essas descrições estão presentes no Srimad-Bhagavatam. Vrindavana é uma grande vila, e Nanda Maharaja é o líder da mesma, em virtude do que todos foram congratular a criança. Embora Deus seja não nascido e seja o Supremo, Ele, por amor, aceita um de Seus devotos como Seu pai e advém como seu filho.


Comentário de Srila BV Narayana Gosvami Maharaja no dia 01 de setembro de 2002, na Sri Kesavaji Gaudiya Matha, Mathura (India):

 “Nanda Baba doou milhares de vacas. Ele doou o maior número de vacas que possuía, e somente os bezerros permaneceram com ele. Após algum tempo, esses bezerros tornaram-se vacas, e, um ano mais tarde, quando Nanda Baba novamente comemorava o aniversário de Krsna, ele novamente doou milhares delas. Ele doou tudo que tinha, não mantendo nada em casa para si mesmo. Yasoda também pensou: “Todos os meus ornamentos e joias, tudo o que eu possuo, deve ser doado”. Desta forma, Nanda Baba e Yasoda doaram tudo o que tinham, e só Deus sabe de onde tantas joias e riqueza estavam chegando. O fornecimento era inesgotável – ilimitado – e é por isso que Nanda Baba estava sempre repleto de tesouros. Este grande milagre apenas foi possível porque Krsna havia aparecido.

As gopis disseram: Oh amado, Seu nascimento na terra de Vraja a fez extremamente gloriosa, e, por isso, Indira, a deusa da fortuna, sempre reside aqui. É somente por Sua causa que nós, suas devotadas servas, mantemos nossas vidas. Temos buscado por você em todo canto, então, por favor revele-se para nós.” (Srimad-Bhagavatam, 10.31.1)

 Indira – Laksmi devi – a deusa de toda fortuna, riqueza e opulência, desabrochava nos kunjas e em todos os locais de Vrndavana. Ela também desabrochava na casa de Nanda Baba e, por isso havia riqueza ilimitada. Todo mundo recebia caridade, e ao final não havia mais ninguém carente. Todos estavam totalmente satisfeitos.

 Mesmo os semideuses, incluindo Brahma e Sankara, vieram sob a forma de gopas e gopis, e eles também receberam doações.”