Śrīmatī Gaṇgāmātā Gosvāminī.


   
 Ela era a princesa Saci devi, filha do Rei Naresha Narayana da Bengala. Desde a infância, ela mostrou profunda devoção a Krishna. Recusando se casar e renunciando ao seu reino, ela foi à procura de um guru autêntico. Em Vrindavana, aceitou Haridasa Pandita como seu guru e tomou instruções dele.

 Sri Haridasa não queria que Saci devi permanecesse sozinha. Ele notificou-a sobre a existência de uma senhora idosa de aproximadamente 50 anos, que era muito avançada em hari-bhajana. Ele a colocou nas mãos dessa devota.

 Quando ela tinha 25 anos de idade, seu gurudeva lhe disse: “É hora de você ir para o Radha-Kunda, para o local de Srila Raghunatha dasa Gosvami, e fazer bhajana como ele. E leve essa boa senhora devota com você.” Durante os 25 anos seguintes, Saci devi manteve-se na ordem de vida renunciada, fazendo madhukari (esmolando), e de uma forma ou de outra, mantinha sua vida.


 Passados vinte e cinco anos, seu guru, agora muito idoso, chamou-a e disse: “Agora você deve ir para Nilacala, Jagannatha Puri, perto do Gambira, o local de Sri Caitanya Mahaprabhu, e permanecer lá por algum tempo. Lá você se tornará siddha, perfeita, então vá rápido. Além disso, eu gostaria que você reconstruísse o local de Sri Sarvabhauma Bhattacharya, que na verdade está em ruínas. Ninguém está cuidando dele e praticamente ninguém sabe sobre sua existência. Então vá, descubra este local e faça um simples templo, pratique adoração, viva lá, e tome a prasada de Jagannatha. Aquela senhora idosa havia partido, e, portanto, Saci devi seguiu sozinha.


Templo de Sri Sarvabhauma Bhattacharya reconstituído.

 Executando severas austeridades, usava apenas trapos e implorava por alimento de porta em porta. Por ordem do seu mestre espiritual, foi para Jagannatha Puri, onde se tornou uma grande pregadora e guru. Centenas de pessoas assistiam aos seus discursos sobre o Srimad-Bhagavatam, e muitas pessoas, inclusive brahmanas, os sacerdotes do Senhor Jagannatha, e até mesmo o rei, a aceitaram como seu mestre espiritual.

  No dia de Ganga Sagara Mela, Saci devi, que residia em Jagannatha Puri, desejou se banhar no Ganges. Naquela noite, o Ganges fluiu dos pés de lótus do Senhor Jagannatha e veio para o ashram de Saci. Entrando nas águas de Ganga Devi, Saci flutuou para os pés de lótus de Jagannatha Swami dentro do templo.

  Depois de destrancar as portas na manhã seguinte, os pujaris ficaram surpresos ao encontrá-la dentro do templo. Pensando que ela era uma ladra, eles imediatamente colocaram Saci devi na prisão. Vendo esse erro, o Senhor Jagannatha apareceu simultaneamente em um sonho para o rei de Puri e o líder dos pujaris. O Senhor ordenou que eles liberassem Saci devi dasi e recebessem a iniciação dela. A partir de então, ela se tornou famosa como Gangamata Gosvamini. 


Śrīmatī Gaṇgāmātā Gosvāminī