Qual a importância de namabhasa (sombra do Nome)?


   Ela é a fase intermediária do processo de cantar. No Sri Harinama Cintamani, Srila Bhaktivinoda fala sobre namabhasa: "...a etapa de namabhasa não deve ser subestimada, pois ajuda a obter muitos benefícios positivos para a Jiva e aumenta sua piedade..."

  A primeira categoria de namabhasa é chamada de sanketya, quer dizer não se dirigir diretamente ao Senhor enquanto se canta o nome dEle. Um exemplo disso é Ajamila, que cantou o nome de Narayana com  a intenção de chamar o filho. A segunda chama-se parihasya, cantar em tom jocoso. Toda vez que os hindus cantavam Hari Hari, os muçulmanos repetiam Hari, Hari, Hari para fazer troça. A terceira é stobha, tem a ver com uma apresentação musical ou dramática. Não é movido por bhakti que o ator representa o seu papel, mas mesmo assim, ele obtém o resultado de namabhassa. A última categoria é helena, ou seja, cantar com desdém.
  A etapa namabhasa traz muitos resultados.

  Srila Bkativinoda explana os resultados de namabhasa: quem alcança  essa fase adquire sukrti - muitos auspícios positivos -, em consequência do que se extinguem todas as suas reações pecaminosas.



Explicação de Srila Acarya Thakura Gour Govinda Swami