Como reagir as ações e reações neste mundo?



Śrīla Bhakti Siddhānta Saraswatī Ṭhākur resume da seguinte forma:

  Aqueles que são inteligentes consideram a reação cármica como misericórdia do Senhor. Eles suportam e continuam vivendo, já tendo se rendido ao Senhor através de pensamento, palavra e ação. Eles aceitam qualquer adversidade que ocorre como reação às suas próprias ações e não culpam o Senhor. Em vez disso, eles aceitam todas as adversidades em suas cabeças como misericórdia e se tornam ainda mais encantados com o Senhor.

   Este é o ensinamento do Bhāgavatam [10.14.8]: “Aquele que vê Sua misericórdia perfeitamente, suporta as reações de suas ações passadas, e que vive em submissão a Você com a mente, corpo e palavras, é um herdeiro para a libertação-O seu eterno serviço”. 





Comentário de Śrīla Viśvanāth Chakravartī Ṭhākur:
  Assim como um pai misericordiosamente alimenta seu filho com leite e outras vezes com suco de neem, às vezes o abraça e o beija, e outras vezes lhe repreende, então: “Como um pai para seu filho, meu Senhor, Você certamente sabe o que é bom e ruim para mim; eu não sei nada. Além disso, tempo e carma não tem jurisdição sobre mim, já que eu sou Seu devoto; é Você quem misericordiosamente me faz vivenciar felicidade e tristeza, e Você me engaja em Seu serviço”.