Por que o nome de Radha não aparece no Bhagavatam?

   
 A razão pela qual Sukadeva Gosvami não menciona diretamente o nome de Srimati Radharani no Srimad Bhagavatm é porque Maharaja Pariksit tinha só sete dias para viver e se Sukadeva proferisse o nome de Radhika ele entraria num transe extático de seis meses. 

 No Bhagavatam 2.4.14, Sukadeva usou a palavra radhasa, significando a inigualável opulência de Krsna, como um a referência indireta a Srimati Radhika. Portanto, Sukadeva Gosvami não proferiu o nome dEla diretamente, mas apenas indiretamente. De acordo com o rasa-sastra, proferir indiretamente é melhor do que proferir diretamente.
  Palavras de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja
 
 
 
 
   
 
 "Se Sukadeva Gosvamii proferisse o nome de Srimati Radhika, no mesmo instante ele se lembraria dos Seus passatempos. Devido ao seu radha-prema, Sukadeva Gosvami permaneceria avista-citta, excitado e fixo na lembrança do passatempos e atividades dEla na serviço a Krsna."  
                                                          [Brahma-vaivarta Purana]
 
 
 Sanatana Gosvami"Srimati Radhika era a Deidade adorável de Sukadeva Gosvami, portanto sempre que ele proferia o Seu nome, ele ficava avista-citta, interiormente excitado espiritualmente e externamente inerte. Por isso no Srimad Bhagavatam ele deu o nome de Radhika e de outras gopis de uma maneira oculta." [Brhad-bhagavatamrta]


   "Por todo o Srimad Bhagavatam Srila Sukadeva Goswami não mencionou sequer uma vez o nome de Srimati Radharani. Isso porque ele tentou proteger o seu discurso   do sahajiyasmo.”

 Sua Divina Graça Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj