Srila Gopala Bhatta Goswami: o sobrinho de Srila Prabhodananda Sarasvati.


 Gopala Bhatta não era apenas um excelente servo de Caitanya Mahaprabhu, mas ele também possuía grande conhecimento, isto porque ele foi ensinado por seu tio Prabhodananda Sarasvati, que era uma das pessoas mais instruídas de seu tempo. Além disso, Caitanya Mahaprabhu tinha tornado Prabhodananda Sarasvath um grande rasika Vaisnava (uma alma autorrealizada que provara as doçuras transcendentais de Sri Sri Radha Krsna) e assim, Prabhodananda Sarasvath foi capaz de escrever livros como o incomparável "Sri Radha-rasa-sudhanidhi, que se destaca como uma joia brilhante entre todos os livros transcendentais vaisnavas.

  Krsna sempre quer servir Srimati Radhika e Prabhodananda Sarasvati implora para ser uma palya-dasi de Sri Radha. Este é o maior tema do Gaudiya Vaisnavas. Srila Rupa Goswami, Srila Raghunatha dasa Gosvami e Srila Gopala Bhatta sempre destacaram como seu ponto de vista, a posição de 'Radha dasi' e nunca qualquer outra coisa - eles querem ver Krsna servindo Srimati Radhika, e não o contrário.


 Gopal Bhatta aprendeu todos esses tópicos de Prabhodananda Sarasvati e portanto, Prabhodananda Sarasvati é o seu guru-pada-padma. Não podemos imaginar a beleza dos ensinamentos rasika e bhavuka (cheio de emoções transcendentais) que Gopala Bhatta Goswami recebeu de seu guru.
   

  Em Vrndavana, Gopala Bhatta foi ao Radha-Ramana-Ghera próximo ao Seva Kunja na área de Nidhuvana  [um lugar muito sagrado e muito secreto de Radha e Krishna]. Lá ele começou a pensar: "Como posso servir esta Salagrama ?" Ele queria ver os olhos do Senhor, o rosto, os braços, a forma com as três partes curvadas de Sri Krishna e os Seus pés de lótus . Ele queria decorar a salagrama no humor de Jhulana (o festival de balanço de Sri Sri Radha Krsna).

  Durante a noite ele estava muito preocupado, pensando: "Como posso servir a salagrama? Se ela tivesse uma forma dobrada em três, que é muito bonita e um rosto sorridente com flauta, isso seria muito, muito bom para a execução de seva". Então, à meia-noite, a Salagrama disse-lhe: "Óh Gopala Bhatta, venha ver ver o quão bonito eu fiquei".


   Gopala Bhatta se levantou rapidamente e foi até onde estava a salagrama e quando ele viu: "Ó, que forma linda curvada em três partes”. Radha-Ramana havia se manifestado. Tinha o rosto de Gopinatha, o peito de Govindaji e os pés de Madana Mohana. Govinda, Gopinatha e Madan Mohan apareceram simultaneamente em Radha-Ramana - três em um. Gopala Bhatta ficou muito, mas muito feliz quando viu isso. Ele chamou todos os Gosvamis que por sua vez ficaram todos espantados, meditando em como é gloriosa a bhakti de Gopala-bhatta, motivo pelo qual a Salagrama se transformou em Radha-Ramana.

 Gopala Bhatta
 Ele não era apenas um Vaisnava, mas muito querido e próximo ao Casal Divino Sri Sri Radha e Krishna. Ele é Guna Manjari em passatempos de Krsna. Por causa de suas orações e pedidos, a Salagrama tornou-se por sua própria vontade a thakuraji de Radha-Ramana.