Residir no Dhama (local sagrado) é para os devotos em geral ou somente para devotos especialmente afortunados ou mais avançados?



 Śrīla Bhakti Rakṣak Śrīdhar Dev-Goswāmī Mahārāj: Geralmente, refere-se a devotos madhyama-adhikari, aqueles que podem discriminar. Os kanistha-adhikaris não são capazes de diferenciar as várias posições das diversas personalidades –quem é avançado, quem é neutro ou quem é invejoso. Mas nosso Guru Maharaj (Srila Bhaktisidhanta) costumava dizer às vezes que, "religião significa ajuste apropriado", e esse "ajuste apropriado" requer sambandha-jñana, conhecimento do que é o que. Então, nosso serviço será apropriado e nossa necessidade e nosso destino serão estabelecidos a partir disso. Sanatana Goswami é o Acharya de sambhanda-jñana. "Quem eu sou? Onde estou? O que sou eu?" "Por que tenho problemas? Qual é o verdadeiro objetivo de minha vida?" – todas essas perguntas são respondidas, quando existe ajuste apropriado ao Absoluto e ao relativo. Nada pode ser sacrificado.

 Devemos manter algo sempre em mente: não podemos investigar todo o conhecimento sutil e superior como um investigador subjetivo. Pelo contrário, a verdade descenderá para se dar a conhecer a nós de acordo com o grau de nosso saranagati, de nossa entrega. Precisamos lembrar sempre disso, caso contrário, será criado em nós algum espírito de imitação. O conhecimento do domínio superior não se encontra sob a jurisdição do intelecto e pensar assim é muito perigoso. O intelectualismo é perigoso; fará com que pensemos que "capturamos o Infinito". Será uma negligência à característica infinita, ao aspecto infinito do Senhor. Ele é Adhoksaja, situa-Se além do alcance da investigação acadêmica.