Como reconhecer o verdadeiro guru?



    Alguns vrajavasis dizem "primeiro pague daksinā , laksmi, laksmi". Essas pessoas não são realmente vrajavasis. Gurau gosthe gostālayasu sujane bhusura.

   Guru. Quem é guru? Guru é aquele que possui uma joia da tesouraria de Srimati Rādhikā. E que joia é essa? Swamiji nos diz: servir Srimati Rādhikā como Rupa-mañjari faz. Essa é a joia! Apenas as pessoas que possuem essa joia pode dá-la a você. Se alguém não possui nem para si a joia como poderá oferecê-la a alguém? Você só ouvirá até onde essa pessoa entende, e você ouvirá o quê? Ouvirá "Tragam dinheiro para construir um mandira". Ou, "Eu estou lhe dando o visto para sua entrada em Goloka Vrndāvana e você irá diretamente para lá". 

 Qual é o valor dessas falsas promessas? Dar essa joia preciosa foi a própria razão da vinda de Prabhupāda, mas creio que aqueles que fazem essas promessas nem entendem a verdadeira glória de seu guru. Assim, entendemos guru como aquele que possui a joia da tesouraria de Srimati Rādhikā. 

  Gurau goste: Guru está dando esse tipo de coisa. Quem está pegando tudo dos devotos, dinheiro, palavras de glorificação, serviço em dedicação e não está em contrapartida limpando os corações desses devotos, não está empenhado em tornar esses corações puros para oferecê-los aos pés de lótus de Rādhikā, não é guru . Você terá que servir e respeitar o guru verdadeiro.

Explicação de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja