Qual a importância da segunda iniciação?

   

  A concepção de Mahāprabhu, consciência de Kṛṣṇa, é para todas as idades. Quando dou a segunda iniciação, eu compartilho meu sentimento com os outros. Escutamos de Śrīla Guru Mahārāj (Srila Sridhar Maharaj) que Harināma pode salvar a todos. Então, o mantra que você tem (o mahāmantra Hare Kṛṣṇa) é suficiente para você. Não é um problema se você não receber segunda iniciação.


 O mahāmantra Hare Kṛṣṇa funciona depois da libertação, em sua vida de serviço devocional, durante o serviço direto a Kṛṣṇa, mas o mantra da segunda iniciação te leva até Goloka Vṛndāvan. Sua função termina ali. O mantra te leva até lá e quando você se engajar em serviço lá, ele volta. Nós escutamos isto de Guru Mahārāj.

 Há um motivo para darmos tanta importância à segunda iniciação: envolve muitas regras e regulamentações. Há também a meditação e outras coisas que parecem muito agradáveis. Você pode cantar o mahāmantra Hare Kṛṣṇa no banheiro, mas você não pode cantar o mantra de segunda iniciação no banheiro. Por isso, damos mais respeito para o mantra da segunda iniciação. Ainda assim, o mahāmantra Hare Kṛṣṇa é o mais elevado. Aquele que é enriquecido com este mantra é enriquecido com tudo.

Explicação de Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj