Como os pecados são divididos?

 
Os pecados podem ser dividido em duas categorias: prarabdha e aprarabdha.
   Pecados prarabdha são aqueles que a entidade viva sofrerá reação em sua atual vida. Os pecados cujas reações serão sofridos na próxima vida de alguém são chamados aprarabdha. Os pecados cometidos pela entidade viva em inúmeras vidas combinados juntos como pecados aprarabdha  em seu próximo nascimento frutificará como pecados prarabdha. Assim, no âmbito da jurisdição da lei eterna, a Jiva é obrigada a sofrer as reações dos pecados que cometeu em suas inúmeras vidas. Nascimento em uma família de brahmanas ou em uma família muçulmana, em uma família rica ou em uma família pobre, ser feio ou bonito, são todos os resultados de prarabdha-karma. Nascimento em uma família intocável (yavana) é devido também a pecados prarabdha.
    Devoção imaculada destrói os dois tipos de pecados. Se o caminho de Jnana é seguido corretamente, ele destrói aprarabdha-karma. Mas de acordo com as escrituras dos jnanis, é preciso sofrer as reações de seu prarabdha-karma. Mas bhakti também destrói prarabdha-karma.
Para aqueles que tem invariável e exclusivo apego ao Senhor Vishnu, a sua (1) aprarabdha ( o acumulado  estoque dos pecados que o estão enganando em uma condição dormente ), (2) Kuta ( pecados que têm tendência para a produção de sementes, o que significa que elas estão começando a tomar forma como desejos pecaminosos ), (3) bija ( as sementes que estão estabelecidas como desejos pecaminosos) e (4) Prarabdha ( pecados frutificados ) são todos destruídos na sequência por bhakti.


Explicação de Srila Bhaktivinoda Thakur