O que é considerado bhukti (o desejo de gratificação dos sentidos) ?

   Enquanto bhukti permanecer no coração de um devoto, nem mesmo uma fração da pura felicidade derivada de svarupa-siddha-bhakti (devoção na sua forma essencial ou pura, fiel à sua identidade) surgirá. Tanto os prazeres corporal e mental são considerados bhukti. 

  Efetuar um extraordinário esforço para permanecer livre da doença ou desejar palatáveis alimentos, força e poder, riqueza, seguidores, esposa,crianças, fama e vitória, todos são considerados bhukti. 

  O desejo de tomar próximo nascimento em uma família de Brahmana ou de uma família real, atingir residência nos planetas celestiais ou em Brahmaloka ou obter qualquer outro tipo de felicidade na próxima vida é também considerado bhukti. 

  Prática do sistema óctuplo de yoga e desejo das oito ou dezoito variedades de perfeições místicas também são categorias de bhukti. 

   A ganância por bhukti obriga a entidade viva a tornar-se subordinada aos seis inimigos liderados por luxúria e ira. A inveja facilmente assume o coração da entidade viva e a governa.

 Palavras de Srila Bhaktivinoda Thakur