Qual a diferença do sistema de castas para o varnasrama-dharma?

      
 O varnasrama-dharma visa alcançar o favor do Senhor. Hoje encontramos sua forma pervertida conhecida como sistema de castas.

      Os políticos ou os melhores cérebros planejadores da raça humana assumiram a posição de brahmanas. Obviamente, o brahmana possui o melhor cérebro  para resolver os problemas da humanidade, mas os políticos só estão usando a melhor parte de seus cérebros  para executar seus planos egoístas. Eles só estão provocando desordens na sociedade.

     Os grupos militares são uma falsa representação dos ksatriyas, que se destinam a dar proteção ao grande público. Os líderes militares de cada país estão sugando o sangue das massas, impondo impostos pesados, insuportáveis , ao invés de darem  qualquer  proteção verdadeira.

    Os capitalistas , que representam os vaisyas, acumulam uma fortuna enorme só para sua própria gratificação dos sentidos.

    Os trabalhadores  são uma representação pervertida dos sudras, que estão servindo aos capitalistas sob a pressão de inúmeras obrigações. Eles estão sempre se insurgindo para fazer um ajuste da situação trabalhista através de movimentos políticos.

Fonte: Sri Ramanada Samvada de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada