Como entender a Sri Murti (deidade)?


 

    Há aqueles que se alarmam diante da teoria da adoração de Srimurti (deidade). "Oh", dizem eles, "Adorar Srimurti é idolatria! Srimurti é um ídolo produzido por um artista e introduzido por ninguém mais do que o próprio Belzebu. Adorar tal objeto despertará o ciúme de Deus e limita Sua onipotência, onisciência e onipresença!".

 
    Belzebu ou Satã nada mais são do que objetos da imaginação ou assunto de uma alegoria. Não se deve permitir que um ser alegórico ou imaginário aja como um obstáculo a bhakti (devoção).

    Mahaprabhu também rejeita a idolatria, mas considera a adoração de Srimurti como sendo o único meio excepcional de cultura espiritual. Foi mostrado que Deus é pessoa e todo-belo. Sábios como Vyasa e outros viram essa beleza com os olhos de suas almas e nos deixaram descrições. É claro que a palavra carrega consigo a densidade da matéria. Mas a verdade é ainda perceptível nessas descrições. Conforme essas descrições, a pessoa representa pictoricamente uma Srimurti e com prazer intenso vê o grandioso Deus de nosso coração lá! Irmãos, isso é errado ou pecaminoso?

    Aqueles que afirmam que Deus não possui forma material nem espiritual e imaginam uma forma falsa de adoração são certamente idólatras. Mas aqueles que, vendo a forma espiritual da Deidade com os olhos de suas almas, carregam essa impressão na medida do possível até a mente e então emolduram um emblema para a satisfação dos olhos materiais, tudo destinado ao estudo contínuo de um sentimento superior, não são de modo algum idólatras. Enquanto olham para uma Srimurti sequer percebem a própria imagem, mas enxergam o modelo espiritual da imagem e são teístas puros.

   Idolatria e adoração de Srimurti são duas coisas distintas, mas vocês simplesmente confundem uma pela outra devido à sua precipitação. Para dizer-lhes a verdade, a adoração de Srimurti é a única forma verdadeira de adoração da Deidade, sem a qual você não pode cultivar o bastante seus sentimentos religiosos. O mundo atrai você através de seus sentidos e, enquanto você não vir a Deus nos objetos de seus sentidos, você viverá numa posição embaraçosa que em muito pouco ajuda você a garantir sua elevação espiritual.

 
    Ponha uma Srimurti em sua casa. Pense que o Deus todo poderoso é o guardião da casa, a comida que você aceita é a Sua prasada e as flores e perfumes também são Sua prasada. Os olhos, nariz, tato e língua, todos têm uma cultura espiritual. Você o faz com um coração sagrado e Deus saberá isso e julgará você por sua sinceridade.

   E mais, se a compaixão, o amor e a justiça Divinas podem ser retratados por um lápis e expressadas por meio do cinzel (formão), por que não o seria a beleza pessoal da Deidade abrangendo todos os demais atributos retratados na poesia ou numa imagem expressa pelo cinzel para o benefício do homem? Se palavras podem impressionar pensamentos, se o relógio pode indicar o tempo e sinais podem nos contar uma história, por que uma imagem ou figura não poderiam produzir associações de pensamentos e sentimentos mais elevados com respeito à beleza transcendental do Personagem Divino?

 
    Texto extraído do livro de Srila Bhaktivinod Thakur: Chaitanya Mahaprabhu's Life and Precepts.