Quem é realmente um devoto?

      

  Bhakta-tattva são todas as verdades filosóficas a respeito do devoto puro do Senhor. É muito importante saber identificar quem é realmente um devoto. No Bhagavad-gita, Krsna explica tudo isso a Arjuna, que perguntou: "Ò meu Senhor, por favor, explique-me quem é Seu devoto. É aquele que usa tilaka, kanti-mala e entoa mantras em contas?" O Senhor respondeu: "Não. Esses não são sintomas de um devoto: são aspectos externos. Apresentando tais características, talvez a pessoa seja Meu bhakta (devoto), mas talvez não seja". Krsna afirma no  Bg 10.9:
 
   Quem é Meu devoto? Aquele que está completamente absorto  em Meus pés de lótus. Sua vida e tudo mais é completamente sacrificado aos Meus pés de lótus. Quando Meus devotos se encontram, falam sobre Meus passatempos. Eles ficam completamente satisfeitos ao submergir no  oceano de Minhas atividades, assim como um grande cisne mergulha no oceano. Mergulhar  no oceano (das atividades de Krshna) é um sintoma de quem é  um verdadeiro devoto do Senhor.
 
Explicação de Srila Bhaktivedanta Vana Maharaja