O que é o Triveni-sangam?


 É a confluência de três rios sagrados: o Ganges, o Yamuna e o Sarasvati. Fica em Allahabad, uma das maiores cidades de Uttar Pradesh, o maior estado da Índia .O atual nome da cidade foi dado pelo imperador Akbar, e significa “a cidade de Alá”. Na literatura védica, a cidade se chama Prayaga, ou Prayaga Raja.

Os rios Ganges, Yamuna e Sarasvati manifestam-se neste planeta no topo da cordilheira dos Himalaias. Somente o Ganges e o Yamuna são visíveis em Allahabad. Para pessoas comuns, o Sarasvati não é visível.

A personificação do rio Sarasvati é a filha do Senhor Brahma, Sarasvati, ou Vidyadevi, mediante cujas bênçãos a pessoa obtém vidya, ou conhecimento. Em eras remotas, todo o curso do Sarasvati era visível, mas, por causa da influência de Kali-yuga, tornou-se subterrâneo. Ele pode ser visto nos Himalayas, fluindo por cerca de cem quilômetros antes de tornar-se subterrâneo. Embora o rio Sarasvati não seja visível em Allahabad, entende-se que está presente lá como o som transcendental que flui das bocas dos muitos santos que frequentam o Kumbha-mela .

O Yamuna, cuja personificação é a filha do deus do Sol, é considerado como sendo um dos sete braços do Ganges e é muito intimamente conectado com os passatempos de Krsna em Vrndavana. Sua coloração azulada rememora a tez de Krsna.

O Ganges emana dos pés de lótus do Senhor e flui ao longo de todos os sistemas planetários. Permanecia, anteriormente, apenas nas regiões celestes, mas um rei chamado Bhagiratha solicitou-lhe que descesse à Terra a fim de liberar seis mil dos ancestrais dele. O Ganges concordou, satisfeita com as severas austeridades do rei. No Bhagavad-gita, o Senhor Krsna diz: srotasam asmi jahnavi, isto é: “Dos rios que correm, sou o Ganges”.
Triveni -sangam