Hinduísmo versus Consciência de Krishna.

             
 
 Há um equívoco que o movimento da consciência de Krsna representa o hinduísmo. Consciência de Krsna não é  uma fé ou religião que pretende derrotar outros credos ou religiões. Sim, é um movimento cultural essencial para toda a sociedade humana e não considera qualquer determinada fé sectária. Este movimento cultural destina-se especialmente para educar as pessoas em como elas podem amar a Deus.
 
         
 Às vezes indianos tanto dentro como fora da Índia pensam que nós estamos pregando a religião Hindu, mas na verdade não estamos. Não encontramos a palavra Hindu no Bhagavad-gita. Na verdade, não há nenhuma tal palavra como Hindu em toda literatura védica. Esta palavra foi introduzida pelos muçulmanos das províncias ao lado da Índia, como Afeganistão, Baluchistão (Paquistão) e Pérsia.
 
Sankaracarya
      
 Na Índia, o sistema varnasrama (ordem social/espiritual) tem agora tomado  uma forma pervertida, e, portanto, um homem nascido na família de um brahmana (a mais alta ordem social) afirma que ele deve ser aceito como um brahmana. Mas esta afirmação não é aceita pelo Shastra (escritura). O antepassado pode ter sido um brahmana segundo gotra (linhagem), ou a ordem hereditária da família, mas o real varnasrama-dharma baseia-se de fato  da qualificação que ele alcançou, independentemente do nascimento ou hereditariedade. 

 Portanto, nós não estamos pregando o sistema atual dos Hindus, especialmente aqueles que estão sob a influência de Sankaracarya, pois Sankaracarya ensina que a Verdade Absoluta é impessoal, e assim ele indiretamente nega a existência de Deus.
 
Palavras de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada