Como entender o sectarismo?

                       
Obs - Sectária é a pessoa não aberta ao diálogo, com visão estreita ou intolerante.

   O sectarismo é um subproduto natural da Verdade Absoluta. Quando inicialmente os acaryas determinam e instruem a Verdade, ela não está poluída com o sectarismo. Todavia, as regras e regulações recebidas através da sucessão discipular, no que diz respeito à meta e ao método de alcançá-la, podem mudar no decorrer do tempo de acordo com a mentalidade e localização das pessoas.
                 
   Assim que uma comunidade gradativamente vai desenvolvendo os seus padrões, ela vai desenvolvendo aversão pelas outras comunidades e considera os padrões dos outros inferiores. Esses sintomas sectários são vistos em todos os países desde tempos imemoriais. Isso é muito evidente nos neófitos e também ocorre em certa medida entre os madhyama-adhikaris. No entanto, nos uttama-adhikaris não há indício de sectarismo.
                         
  As pessoas de mentalidade de cisnes (aquelas que  assumem um comportamento mais elevado) consideram a necessidade de diferentes práticas de acordo com a qualificação das pessoas, e portanto estão naturalmente desapegadas das disputas sectárias.

        

             Fonte: Sri Krsna Samhita de Srila Bhaktivinoda Thakur