Quais os dois Buddhas?

     


  Quando Kali-yuga estava nos seus primórdios, há uns 3.500 anos, Visnu Avatara Buddha apareceu em Bodhi-gaya, no atual estado de Bihar, Índia (em 1.500 a.C.). Mil anos mais tarde, Sakya Simha Buddha (também conhecido como  Siddharta Gautama Buddha) nasceu (por volta de 563 a.C.) em Kapilavastu, Nepal. Ele meditava no mesmo local que Visnu Buddha.

    O Buddha original: " O Buddha que desce à Terra é transcendental, onisciente, soberano em retidão, benfeitor, onipresente, subjugador de Mara, o deus do amor terreno, e conquistador dos mundos . Ele mantém perfeito controle sobre os sentidos , protege-nos dos seis inimigos, detém os dez poderes e discorre sobre o monismo. É  o líder mais destacado, o sábio universal, o senhor e mestre dos ascetas e a personificaçao do esplendor".

    O Avatara Buddha e o sábio ateísta Gautama Buddha não são a mesma pessoa. 

    Meu ponto de vista a este respeito é o seguinte: O Buddha descrito no Linga Purana, no Bhavisya Purana e no Varaha Purana, onde é mencionado como o nono dos dez avataras de Visnu, não é o mesmo que Gautama Buddha. Os vaisnavas jamais adorariam Gautama Buddha, ou seja, o Buddha niilista e ateísta. Eles adoram o nono avatara do Senhor Visnu, com  a seguinte oração

namo buddhaya shuddhaya daitya -danava-mohine

"Ó impecável e supremo Senhor Buddha! Presto minhas reverências a Você, que surge para ludibriar a classe de demônios e ateístas". Bhag. 10.40.22.

Explicação de
Srila Prajñana Kesava Maharaja .





Obs: maiores informações sobre esse assunto consultar o livro Muito além do nirvana, de Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja.