Quem é o acarya ( “preceptor espiritual, aquele que ensina pelo exemplo”) da Brahma-Madhva-Gaudiya Vaisnava Sampradaya (escola)?


     Sri Madhvacarya, é o acarya de nossa Brahma-Madhva-Gaudiya Vaisnava Sampradaya. Segundo as inscrições Sri Kurma de Narahari Tirtha, discípulo direto de Sripad Madhvacharya, ele teria nascido entre 1238 e vivido durante 79 anos, até 1317 D.C.. Isto é confirmado pelo Anu-Madhva-Carita.

  O nome de seu pai era Madhvagaya, e de sua mãe Vedavidya, e em sua infância seu nome era Vasudeva. Ele aceitou sannyasa quando ainda era muito jovem, e seu nome de sannyasa era Purna-prajna.

 Ele é uma encarnação de Hanuman, Bhima e Vayu – por isso ele era muito forte.

 Madhvacharya tomou diksha aos cinco anos, sannyasa aos doze anos e saiu de casa. Ele apareceu com a missão de lutar e derrotar a filosofia Mayavada (impersonalismo) de Sankara. Ao dar uma interpretação pura do Vedanta-sutra, ele promoveu o teísmo puro. Ele nomeou sua explicação shástrica inovadora dvaita -vada (dualismo puro*). 



  A sampradaya Gaudiya Vaisnava origina-se de Madhva. Shri Chaitanya Mahaprabhu e Seus seguidores estudaram completamente as obras de Madhva antes de compilar sua filosofia. Para os sat Sandarbhas, Shri Jiva Goswami se baseou fortemente nos escritos de Madhva. Jiva Goswami encontrou a filosofia Gaudiya de acintya-bheda-abheda tattva no Bhagavat-parya de Madhva. O próprio Sri Chaitanya visitou Udupi, a sede de Madhva.

   Shri Madhvacharya serve como Madhavi-gopi nos passatempos eternos de Radha-Govinda
.

*[Dualismo puro: Deus é diferente de mim. Ele é supremo e eu sou subordinado. Ele é vasto e eu sou pequeno. Ele é infinito e eu sou infinitesimal.]