Explicação do Śrī Rūpa-mañjarī-pada de Srila Narottama Ṭhākur.

Narottam Ṭhākur
 Esta é a canção e expressão suprema de Srila Narottam Ṭhākur. Através desta canção, ele nos deu a indicação, "Vá por esse caminho". Sempre é necessário manter-se sob a orientação de Śrī Gurudev. Todos os Āchāryas de nossa sampradāya mostraram este processo.

 Especialmente, Śrīla Narottam Dās Ṭhākur nos deu muito claramente esta instrução. E ele não só deu como também demonstrou sua posição, isto é, que sem a piedade de Rūpa Goswāmī não se tem como obter Rādhārāṇī ou Kṛṣṇa. Ele disse que Śrī Rūpa-mañjarī é a líder de todas as mañjarīs e se Śrī Rūpa-mañjarī é misericordiosa para conosco então teremos tudo no mundo de serviço. Esta é a situação. Śrī Rūpa-mañjarī é uma serviçal muito perto de Lalitā devī. Ela é júnior de Lalitā devī e ela é muito cara para Lalitā devī. Ela não sabe nada a não ser Lalitā devī. Sem o consentimento do Lalitā devī ela não faz nada para o serviço de Rādhārāṇī. Podemos compreender esse tipo de castidade através da canção de Narottam Ṭhākur sobre Rūpa Manjari.


Śrī Rūpa-mañjarī e Srimati Radhika

 É a essência da expressão de Narottam Ṭhākur, "Meu tudo, minha existência, é o serviço a Śrīla Rūpa Goswāmī. Posso deixar tudo, mas eu nunca posso deixar os pés de Lótus de Rūpa Goswāmī." Śrī Rūpa-mañjarī-pada, sei mora sampada, sei mora bhajana-pūjana: os pés de Lótus de Rūpa Mañjarī são minha riqueza, meu serviço, minha adoração. Eu adoro os pés de Lótus de Rūpa Mañjarī, não Rādhārāṇī, não Kṛṣṇa. Sei mora prāṇa-dhana, sei mora ābharaṇa, sei mora jīvaner jīvan: os pés de Lótus de Rūpa Mañjarī são meu ornamento, a vida da minha vida. Sei mora rasa-nidhi, sei mora vāñchhā siddhi, sei mora vedera dharam. Sei vrata sei tapa sei mora mantra jāpa: os pés de Lótus de Rūpa Mañjarī são meu voto e minha austeridade religiosa. 

 Eles são o meu mantra: "Devo adorar os pés de Lótus de Rūpa Mañjarī". Anukūla habe vidhi se pade haibe siddhi: pela graça de minha fortuna, eu me associo com aqueles pés de Lótus. Esta é a expressão da canção.

Śrīla Bhakti Siddhānta Saraswatī Ṭhākur
 Śrī Rūpa-mañjarī-pada é a canção mais honrada, é a chefe da Gauḍīya Vaiṣṇava Sampradāya e é muito cara para os devotos, porque cada devoto quer servir Lalitā devī sob a orientação de Rūpa Mañjarī e contratados por Lalitā devī e Rūpa Mañjarī para o serviço a Rādhārāṇī. Śrīla Bhakti Siddhānta Saraswatī Ṭhākur, sempre segue a linha de Rūpa Goswāmī, a ordem de Rūpa Goswāmī e centra-se na satisfação de Rūpa Goswāmī. O destino é serviço a Rādhā-Kṛṣṇa, mas o serviço exclusivo sob a ordem de Rūpa Goswāmī Prabhu e com pleno consentimento do Lalitā devī. Essa é a nossa linha.

 Quem sabe o significado desta canção, pode entender o que está lá dentro. Lá é dada todos os bens de devoção em Madhura-rasa . Se queremos entrar em madhura-rasa, devemos seguir as orientações adequadas e Śrī Rūpa-mañjarī tem dado para nós. E sem a piedade de Rūpa-mañjarī, não entraremos, disse-nos Narottam Ṭhākur. 

 Esta é a linha principal de Śrī Chaitanya Mahāprabhu. Mahāprabhu estabeleceu Rūpa Goswāmī em Sua grande assembleia na presença de Sārvabhauma Bhaṭṭāchārya, Advaita, Svarūp Dāmodar, Rāmānanda Rāy, Sanātan Goswāmī, etc. Os principais pilares qualificados estavam lá, Pañcha-Tattva, etc. Na frente de todos Ele abençoava Śrīla Rūpa Goswāmī. Está escrito no Chaitanya-charitāmṛta. Ele próprio abençoou Rūpa Goswāmī, sem dúvida, mas Ele também disse a  Svarūpa Dāmodar, Rāmānanda Rāy e a outros Vaiṣṇavas que foram Seus seguidores extremos: "Todos vocês deem suas bênçãos a Śrī Rūpa".
 Srila Rūpa Goswami
 Rūpa Goswāmī Prabhu deu tudo para Jīva Goswāmī e outros. É desta forma que a linha preceptora desceu até Śrīla Guru Mahārāj (Śrīla Bhakti Rakṣak Śrīdhar Dev-Goswāmī) e nós somos todos os seguidores de Śrīla Guru Mahārāj. Por isso estamos tão felizes. 

 Esta é a superposição na vida espiritual.  Aos recém-chegados eu posso dizer, com a associação de Vaiṣṇavas vocês irão tornar-se mais qualificados dia a dia e sua fé junto com amor e dedicação aumentará cada dia. Nossa linha é a linha de Rūpānuga. Estamos tão felizes porque nós temos conexão com Śrīla Rūpa Goswāmī, Śrī Rūpa Mañjarī em Kṛṣṇa-līlā, através de Śrīla Guru Mahārāj e Śrīla Bhakti Siddhānta Saraswatī Ṭhākur .

 Quando Śrīla Bhakti Siddhānta Saraswatī Ṭhākur estava desaparecendo, antes ele nos deu essa propriedade do mundo devocional, esta propriedade na linha da devoção pura, requisitando Śrīla Guru Mahārāj para cantar Śrī Rūpa-mañjarī-pada sei mora sampada. Antes de ingressar nos passatempos de Kṛṣṇa, Prabhupād Saraswatī Ṭhākur queria lembrar muito claramente sua posição nesses passatempos. Ele pediu a Śrīla Guru Mahārāj para cantar e ele estava muito feliz em ouvir Guru Mahārāj cantar essa canção.

 Através dessa canção Prabhupād Saraswatī Ṭhākur transmitia seu poder para Śrīla Guru Mahārāj. Mais tarde Śrīla Guru Mahārāj ele próprio iria cantar essa canção todos os anos e quando ele não podia cantar, ele me solicitava, "Govinda Mahārāja você cante essa canção". Esta é sem dúvida a minha sorte e estou me sentindo abençoado por ele através desta canção e nós estamos cantando a canção todos os anos. Eu estou cantando por ordem de Guru Mahārāj sempre no Chaitanya Sāraswat Maṭh ano após ano e hoje também eu quero cantar essa canção com todos vocês e tentar satisfazer Śrīla Guru Mahārāj, Oṁ Viṣṇupād Śrīla Bhakti Rakṣak Śrīdhar Dev-Goswāmī.


Por Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaja.
 ,,