Como devemos entender a Sri-Murti do Guru?


  Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj responde: “Isto depende do sentimento. Na verdade ele está vivendo em todos os lugares e ao mesmo tempo no Samādhi Mandir. Samādhi significa que sua existência de uma forma totalmente consciente está presente lá, mas seu corpo está inativo. Isto é chamado samādhi. 

  Algumas pessoas comuns podem dizer que ele está morto, mas sempre que estamos falando de um Maha-puruṣa (grande personalidade) estamos dizendo que ele está em samādhi. E nós não estamos apenas dizendo isto, nós estamos diferenciando (uma grande personalidade de uma pessoa comum). Sua existência em uma consciência completa está vivendo lá, embora ele não esteja se movendo. E, ao mesmo tempo, uma grande personalidade pode permanecer em todos os lugares através de sua forma transcendental também. Seu samādhi também é transcendental, mas é uma forma de samādhi (um forma que é em meditação).

  Um yogī de alta classe também pode assumir várias formas ao mesmo tempo, isto é chamado de kāya-vyūha (siddhi). Além disso, simplesmente através de seu poder mental, ele (uma grande personalidade) pode tornar-se presente em todos os lugares. Tudo isso se leva em consideração. Outra consideração é que quando estamos falando de nosso Gurudev, temos de considerar que sempre vemos a presença do Gurudev em todos os lugares. Esta é a visão real. 


   Eu posso ver a forma de Gurudev sob a forma de meu discípulo, sob a forma de meu irmão espiritual, sob a forma de seus associados, sob a forma de sua parafernália — em todos os lugares. Se eu tenho esse tipo de visão, eu posso ver. Ou seja, sua obra não é mundana. A obra de Gurudev é transcendental. Então uma forma transcendental dele pode viver em todos os lugares. Temos que ver que Guru Mahārāj está presente em todos os lugares e que ele é o protetor da nossa vida devocional. Se nós somos rendidos ao Guru, em seguida, ele irá nos proteger de qualquer forma (de todas as maneiras) em nossa vida espiritual. Além disso, ele também está presente aqui. Aqui vemos muitos discípulos. Eles estão aqui e estão cantando o nome e as glórias de Guru Mahārāj. Então certamente Guru Mahārāj está aparecendo aqui e tendo essas oferendas de seus devotos. Não podemos ver com nossa visão mundana, mas através das Escrituras podemos entender”.