Sri Balarama e as gopis (Balarama Rasayatra ).

   
 Balarama Rasayatra -
a dança da rasa da primavera do Senhor Balarama com suas namoradas vaqueirinhas.

 As gopis que desfrutaram aventuras conjugais com Sri Balarama durante Sua visita a Gokula não haviam participado da rasa de Sri Krsna, por serem jovens demais na ocasião. Elas eram diferentes daquelas com quem Krsna desfrutava.




   Srila Visvanatha Cakravarti explica que os passatempos conjugais de Balarama aconteceram numa floresta perto do Yamuna, num lugar conhecido com Srirama-gatta, que fica longe do local da dança da rasa de Sri Krsna. Sri Balarama estava fascinado com os encantadores passatempos das belas jovens de Vraja. Assim, cada noite era uma experiência totalmente nova, e todas as noites passaram-se com se fossem uma única noite.


 
   Para manter as gopis em Vrndavana satisfeitas, Senhor Balarama ficou lá continuamente por dois meses, ou seja, os meses de Caitra e Vaisakha. Por aqueles dois meses ele manteve-se entre as gopis e  passou todas as noites com elas na floresta de Vrindavana, a fim de satisfazer o seu desejo do amor conjugal. Assim Balarama também gostou da dança rasa com as gopis durante esses dois meses. (Livro de Krishna ).

  As gopis que não tiveram a sorte de se associar com Krishna esqueceram sua tristeza quando Balarama realizou sua lila com elas. Como Balarama aumentou seu desfrute está além da descrição.