Qual o significado da suástica?


   O símbolo sagrado do Senhor Surya (o semideus do Sol) é a suástica, o qual representa as quatro fontes da vida e do conhecimento. É um dos 108 símbolos de Vishnu - e representa ali os raios do Sol, sem os quais não haveria vida. A palavra “suástica” vem do sânscrito e significa “aquilo que traz boa sorte”. É usada como sinal auspicioso. A sua raiz, “Svas”, quer dizer bondade.

  Os primeiros Arianos (pessoas elevadas espiritualmente) olharam para o Sol como sendo a origem da energia da vida. De fato, tudo o que vive na Terra deve-se a presença do Sol. Um símbolo especial para visualizá-lo, e que representa a energia do Sol é a suástica. 


  Os Hindus desenham a suástica em vermelho sobre documentos de negócios e nas roupas da noiva para uma boa sorte. Eles também a desenham nos muros e soleira da porta de suas casas para dar energia ao ambiente. A figura deste símbolo foi criada a partir dos quatro pontos cardeais, nos quais as varinhas são colocadas para dar início aos sacrifícios de fogo védicos.