O que é a mente?

     A mente é material: faz parte da potência material. Isso também é esclarecido no (Bhagavad-gita 7.4).

"Terra, água, fogo, ar, éter, mente, inteligência e falso ego - todos estes oito em conjunto compreendem Minhas energia materiais separadas." (Bg 7.4)

   A natureza da mente é a especulação mental. Isso nada tem a ver com a verdade. Isso é obtido do mundo material, o mundo da concepção errônea. A mente está cheia de concepções equivocadas. A mente não pode atingir o estágio de sentir ou perceber a verdade propriamente dita. Somente se relaciona com coisas mundanas ou com a exploração.


   Mas a mente pura não é um produto de sraddha (fé)?


   A mente não pode ser pura, assim como um fóssil não pode produzir vida. Do mesmo modo, a mente não pode produzir fé. Fé é original e fundamental. Quando o Senhor Supremo aparece no coração, a mente desvanece
 (desaparece). Com o aparecimento da consciência pura a verdade aparece, e a especulação mental desvanece.

  Mente, inteligência e falso ego são sutis; mas são materiais. A alma é transcendental. A potência pessoal do Senhor, o Serviço Divino e Goloka-Vaikuntha são todos supramundanos e transcendentais. A mente emerge do ego, ou seja, do falso ego, e se compõe da tendência exploradora. Precisamos alívio desta mente. Estamos rodeados por pensamentos venenosos. Na narrativa do Srimad-Bhagavatam 11.23.45, todas as disciplinas têm em comum que a mente deve ser controlada. 

"Caridade, deveres prescritos, observância de princípios regulativos maiores e menores, ouvir a escritura, obras piedosas e votos purificadores têm como objetivo final  sujeição [dominação] da mente. De fato, a concentração da mente no Supremo é a yoga mais elevada." (SB 11.23.45)

Palavras de Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaj