Por que ocorre a manifestação do Senhor como um peixe?


  Logo após a criação cósmica, o universo inteiro estava inundado de água. Foi então que, para proteger os Vedas, o Senhor Krishna encarnou como um peixe gigantesco, Matsya

Satyavrata oferece orações a Matsya

 Quando Satyavrata apresentou essas orações à Suprema Personalidade de Deus, que assumira a forma de peixe, o Senhor, enquanto Se movia na água da inundação, explicou-lhe a Verdade Absoluta. A Suprema Personalidade de Deus explicou então ao rei Satyavrata a ciência espiritual conhecida como sankhya-yoga, a ciência pela qual a pessoa distingue entre matéria e espírito, juntamente com as instruções contidas nos Puranas e nas Samhitas. O Senhor transmitiu os ensinamentos referentes a Ele mesmo, e que constam em todos esses textos. Enquanto permanecia sentado na arca, o rei Satyavrata, acompanhado pelas grandiosas pessoas santas, ouvia as instruções da Suprema Personalidade de Deus referentes à autorrealização. Essas instruções eram todas procedentes da eterna literatura védica. Assim, o rei e os sábios não tinham dúvida alguma quanto à Verdade Absoluta.

 No final da última inundação, durante o período de Svayambhuva Manu, a Suprema Personalidade de Deus matou o demônio Hayagriva e entregou todos os textos védicos ao Senhor Brahma quando este despertou do seu sono. Pela misericórdia do Senhor Vishnu, o rei Satyavrata foi iluminado com todo o conhecimento védico, e, neste período atual, ele acaba de nascer como Vaivasvata Manu, o filho do deus do Sol.