Temas abordados no Srimad-Bhagavatam




 O Srimad-Bhagavatam é um purana (suplemento histórico dos Vedas). Ele é formado por 12 cantos e 18000 versos. Foi escrito pelo autor dos Vedas, Srila Vyasadeva, que relata a seu filho Sukadeva Goswami, que por sua vez relata a Maharaj Parikshit, em Hastinapura (Déli), a beira do rio Ganges. Suta Goswami também ouve e transmite em uma reunião de sábios na floresta de Naimisharanya.

   No presente texto, cito o assunto e a localização para mais detalhes nesse purana (canto, capítulo e verso), que pode ser encontrado nos templos Hare Krishna e nas bibliotecas de muitas universidades do país.

DISTÚRBIOS NATURAIS - deve-se entender que nasceu um demônio ali ou a população demoníaca está aumentando naquela área (Bhag. 3.17.4).

GÊMEOS - a criança concebida primeiramente nasce mais tarde, e a concebida mais tarde nasce em primeiro lugar (Bhag. 3.17.18).

CANIBAIS ou RAKSHASAS-criados pelo Senhor Brahma, são nascidos na noite. Existem representantes deles em várias partes do mundo (Bhag. 3.20.19).

APETITE HOMOSSEXUAL-criação do Senhor Brahma, os asuras nasceram de suas nádegas e quiseram ter relações com o Senhor Brahma (Bhag. 3.20.23).

CERIMÔNIA PARA GERAR UM FILHO - no sistema védico chama-se garbhadhana-saniskara. Antes de gerar o filho é preciso santificar a mente. Os pais localizam a mente nos pés de lótus do Senhor e sob tais condições, o filho nasce. Naturalmente surgem filhos que são bons devotos (Bhag. 3.20.28).

FANTASMAS ou DUENDES MALIGNOS - criação de Brahma. Eles destinam-se a pôr a alma condicionada em diversas misérias.

Bhurloka - nome do planeta Terra.

INSANIDADE ou PERSEGUIDOS POR FANTASMAS-ocorre num estado impuro da existência. Se o homem saliva durante o sono, ele torna-se impuro e os fantasmas tomam seu corpo (Bhag. 3.20.41).

SRADDHA-ritual a antepassados, para que tenham corpos grosseiros novamente. Vaisnavas não fazem esse ritual, pois liberam até o 14º pai (Bhag. 3.20.43).

MESTRE DE KRISHNA- chama-se Sandipani Muni, como qual o Senhor aprendeu todos os Vedas, ouvidos uma única vez. Para recompensá-lo, Krishna foi buscar seu filho morto em Yamaloka e o trouxe de volta ao seu mestre espiritual (Bhag. 3.3.2). É geralmente aceito que o guru de Krsna foi Sandipani Muni, mas ele realmente era como um siksa-guru. Seu guru nas 64 artes. Ele era como um professor. Krishna recebeu o radha-mantra de Bhaguri Rsi e, portanto, é Bhaguri Rsi que é realmente o guru de Krsna. Neste mundo, quando Krsna ou qualquer de Seus avataras descem, eles aceitam um guru.

BRAHMA-um dia de Brahma é igual a 4.300.000 anos. Um Brahma vive cem anos de tais dias e então morre. Quando isso ocorre o universo é aniquilado e as entidades vivas repousam no estômago do Senhor (Bhag. 2.6.11).




CABELOS DE KRISHNA-são sempre negros. Os de Balarama também. Sempre parecem jovens de 16 anos (Bhag. 2.7.26).

RAMA-originalmente é a encarnação de Vasudeva. Seus irmãos Laksamana é Sankarshana, Bharata é Pradyuma e Shatrughna é Anirudha. Sita é a potência interna do Senhor (Bhag.2.7.23).

IMAGEM DO SENHOR NA INFÂNCIA- deve-se dar uma imagem do Senhor para criança ver ou brincar (Bhag. 1.12.30).

SACRIFÍCIO ANIMAL- animais destinados ao sacrifício não eram mortos. Os grandes sábios repetiam mantras a um animal velho no fogo e ele era rejuvenescido. O objetivo era testar os mantras védicos e não para produzir carne (Bhag. 4.4.7).

BRAHMA É UM POSTO- Brahma é em quase todos os casos uma entidade viva comum. Às vezes, quando não há entidade viva disponível, o posto de Brahma é ocupado por uma expansão do Senhor Vishnu. Normalmente é ocupado por uma entidade viva comum altamente piedosa dentro deste universo (Bhag. 4.4.16).

OFENSA A UM MESTRE-um brahmana ao ouvir difamação de um mestre deve deixar o local ou tapar os ouvidos para que não ouça a blasfêmia (Bhag. 4.4.17).

LADRÕES E BANDIDOS-e também saqueadores e população indesejada só podem existir em um país onde não haja governante forte. Quando em nome da justiça, dá-se liberdade aos ladrões, o país é perturbado por saqueadores e população indesejada (Bhag.4.5.8).

ASSASSINOS-segundo a lei de Manu eles devem ser mortos, porque serão beneficiados. Caso continuem vivos cometerão novos assassinatos, complicando suas vidas futuras (Bhag. 4.6.4).

MASSA DO CÉREBRO- a massa cinzenta não é o centro da inteligência: é a consciência de uma alma em particular que trabalha inteligentemente.(Bhag. 4.7.5).

ORIGEM DE TUDO-tudo é gerado de Vishnu: o Senhor Brahma nasceu do corpo de Vishnu e o Senhor Shiva nasceu do corpo de Brahma (de entre os olhos de Brahma)(Bhag.4.3.12 e 4.7.50).

SIDDHALOKA-um planeta deste universo. Seus habitantes são perfeitos na conquista da yoga e podem voar pelos céus sem aviões.

OM NAMO BHAGAVATE VASUDEVAYA - é o mantra para adorar o Senhor Krishna (Bhag. 4.8.54).

PLANETAS CELESTIAIS- só se alcançam esses planetas através de atos piedosos ou virtuosos: executando sacrifícios, dando caridade e se submetendo a austeridades severas. Quando as reações de tais atos piedosos expiram, o desfrutador se degrada outra vez a este planeta terrestre. (Bhag. 1.15.12).

RESIDÊNCIA DE VYASADEVA- ele vive em Samyaprasa, em Badarikashrama, nos Himalaias (Bhag. 1.9.15).

SISTEMAS PLANETÁRIOS- existem 14 esferas de sistemas planetários. Dividem-se em: 

1.Inferiores (bhurloka), que vão da cintura até as solas dos pés do Senhor;
2.Intermediários (Bhuvarloka), que estão na região do umbigo do Senhor.Aqui se situa a Terra 
3.Superiores (Svarloka), que vão do peito à cabeça do Senhor.

Esses sistemas ocupam um espaço no universo de três bilhões vezes três bilhões de quilômetros quadrados.(Bhag. 2.5.38 a 42).