Como surgiu o Radha-Kunda?


  

 O lago de Radha surge em um local onde Krishna luta com o demônio Arista, que aparece disfarçado de touro e Ele o mata. Assim que chega próximo de Radha, Ela diz que Ele deve tomar banho em todos os locais sagrados, para se purificar.

 Usando o calcanhar Ele faz um buraco e pediu que as águas de todos os locais sagrados comparecessem ali, surgindo o Shyama-Kunda. Depois se apresenta todo orgulhoso na presença de Radha. Então, Ela combina com as gopis de fazer um lago mais bonito e passam a escavar com suas pulseiras. Todos os locais sagrados vieram saudá-La, respondendo é claro, a um sinal de Krishna. Então eles quebraram as paredes do Shyama-Kunda para que as águas fluíssem para o RADHA-KUNDA.

 O aparecimento do Radha Kunda, assemelha- se aos aparecimentos de Sri Krsna e Srimati Radharani. As três formas do Senhor apareceram em astami (oitavo dia da lua). Assim como Krsna apareceu a meia-noite,o Radha Kunda, sendo uma manifestação de Srimati Radharani, apareceu no mês de Kartika,que Srimati Radharani preside, na qualidade de Deidade regente. Kartika é denominado o mês de Srimati Radharani. Portanto é apropriado que o Radha Kunda tenha aparecido no Seu mês.

 O Radha Kunda é conhecido como o Prema Svarupa líquido de Sri Radha, ou seja, a forma líquida do amor mais elevado à Krsna.